quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aos vossos pés

De maio de 2005 a julho de 2009, o "A teus pés" teve outra casa. Em agosto eu vim pra cá, ainda a teus pés, com outra roupagem. Por que "A teus pés"? - me perguntam. Porque é o livro dela, da Musa, daquela com quem estou de mãos dadas quando piso o chão do mundo. Pra ela, a mesma pergunta:

"Olha, vamos lá. 'A teus pés'... tem uma porção de coisas em 'A teus pés'. Eu gosto desse título, porque, em primeiro lugar, ele sugere uma devoção religiosa, é a primeira coisa, não é? Depois ele sugere uma certa humilhação diante de... Ele sugere também um romantismo. (...) Agora, 'a teus pés', como eu te disse, eu sinto como uma referência ao outro. Inclusive o assunto do texto é uma paixão. Quando você fala em 'a teus pés', você está fazendo "fragmentos de um discurso amoroso". Como é possível estar 'a teus pés'? Esquisito isso, estar 'a teus pés'. Quando você escreve, você tem esse desejo alucinado e, se você está escrevendo na perspectiva da paixão, ou sobre a paixão, a respeito da paixão, há esse desejo alucinado de se lançar, que seu texto mobilize."

Depoimento de Ana Cristina Cesar no curso "Literatura de mulheres no Brasil" - curso ministrado pela professora Beatriz Rezende, na Faculdade da Cidade, em 6 de abril de 1983.
Publicado em Crítica e Tradução, Ana Cristina Cesar, Editoras Ática e Instituto Moreira Salles

Nenhum comentário: